FANDOM


Transcrito da WIKIPÉDIA, com revisão

A Academia Estadual de Polícia Silvio Terra - ACADEPOL, é o órgão de recrutamento, seleção e formação profissional da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro e está localizada na cidade do Rio de Janeiro, no bairro do Centro.

História

O estabelecimento de ensino da Polícia Civil do Rio de Janeiro foi instituído em 2 de fevereiro de 1912, por Instrução do Chefe de Polícia do Distrito Federal, sob a denominação de Escola de Polícia Científica do Rio de Janeiro e destinava-se a formação profissional dos agentes do Corpo de Segurança Pública, os investigadores da época. Ocupava uma área localizada no antigo Palácio da Polícia, na Rua da Relação.

No início do século XX, a chegada ao Brasil das idéias do italiano Lombroso fez com que a criminologia, estudo técnico e científico do crime, com forte marca evolucionista, que valorizava as características biológicas e psicológicas do criminoso se impusesse às práticas policiais correntes. Daí a preocupação com a formação de policiais e com a criação da Escola de Polícia, atestando as importantes transformações por que passou a instituição policial naquele contexto.

O seu primeiro Diretor foi o Professor Elísio de Carvalho, criminologista respeitado internacionalmente, que se perfilhou ao movimento reformador da Polícia do Rio de Janeiro no sentido de criar uma polícia judiciária verdadeiramente democrática, cujas investigações realizadas dentro dos limites da lei recebessem o apoio do conhecimento científico fornecido pelos órgãos periciais.

Em 1913, o Prof. Edmond Locard, famoso criminologista francês, cumprimentou a polícia da cidade do Rio de Janeiro pela iniciativa de fundar uma Escola de Polícia, tendo em vista as pouquíssimas escolas de polícia existentes no mundo. Elogiou o programa da Escola que compreendia cinco cursos: criminalística, curso prático do Código Penal, processo criminal e polícia administrativa, curso de identificação, curso de fotografia judiciária, curso de elementos de medicina legal e o de assistência de urgência (primeiros socorros). Na oportunidade recomendou a criação de estabelecimentos similares em outros países porque "uma tal escola é uma necessidade social de primeira ordem".

Em 1944, com a mudança do nome da Polícia Civil do Distrito Federal para Departamento Federal de Segurança Pública, reorganiza-se a Escola de Polícia do D.F.S.P., graças ao trabalho dedicado do Delegado Silvio Terra, Diretor da Divisão de Polícia Técnica. Instalada no prédio da Rua Joaquim Palhares, na Cidade Nova, atualizou e ampliou as atividades destinadas à formação de todos os quadros policiais, como Comissários, Peritos, Escrivães, Investigadores, Datiloscopistas, Guardas Civis e outros servidores.

Com a criação do Estado da Guanabara em 1960, tem a denominação mudada para Academia de Polícia e se instala na Rua Frei Caneca, atual sede, desdobrando as atividades curriculares para o Centro de Instrução Prática do bairro do Caju. Em 1984, a Lei nº 761, de 29 de junho, transforma o nome da instituição para Academia Estadual de Polícia Silvio Terra.

Competência e atribuições

A ACADEPOL é o órgão da Polícia Civil responsável pelos processos seletivos para a admissão de policiais nos quadros da corporação. Após aprovados em concursos públicos de provas ou de provas e títulos, os candidatos às carreiras de Delegado de Polícia, Perito Criminal, Perito Legista, Piloto Policial, Engenheiro de Telecomunicações, Inspetor de Polícia, Papiloscopista, Oficial de Cartório, Investigador, Técnico de Necropsia e Auxiliar de Necropsia, cursam o Curso de Formação Profissional, que os habilita à nomeação para os cargos policiais.

Além dos cursos de formação, a ACADEPOL ministra cursos de aperfeiçoamento e especialização para todas as especialidades policiais, como o CAT - Curso de Ações Táticas, cujo certificado é ambicionado por muitos policiais.

Privativo dos Delegados de Polícia, o Curso Superior de Polícia - CSP, de altos estudos, foi criado em março de 1990.

Curso Superior de Polícia

O Curso Superior de Polícia*, da Academia Estadual de Polícia Silvio Terra, foi criado pelo Decreto nº 14.587, de 27 de março de 1990, sendo implantado no dia 24 de julho de 1994.

CSP 001

Insígnia do Curso Superior de Polícia

É um curso, em nível de altos estudos, destinado a habilitar as autoridades policiais, isto é, os delegados de polícia, para o desempenho dos cargos mais elevados da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro e oferecer a oportunidade de, pensando a instituição, formular as necessárias estratégias para bem cumprir o seu papel na sociedade.

Resultou da necessidade de adotar um corpo de Doutrina Institucional com vistas a propiciar a uniformização de procedimentos e comportamentos, programando a Polícia para a dignidade de um verdadeiro rescaldo no fim do século XX, deixando-a pronta para o século XXI.

  • FONTE: Scribd

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.