FANDOM

Centenário

No dia 15 de janeiro de 2012 o Museu da Polícia Civil comemorou o seu centenário. Criado em 1912 na abóboda do Palácio da Polícia, construído dois anos antes, tinha como acervo instrumentos de crime, equipamento policial e material relacionado com as perícias. Utilizado para as aulas práticas do pessoal de investigação do recém criado Corpo de Segurança Pública, também era franqueado ao público que tinha a oportunidade de conhecer, ainda, as instalações do luxuoso Palácio da Polícia da Rua da Relação, onde ficava o gabinete do Chefe de Polícia do Distrito Federal.

Sua sede da Rua da Relação, beneficiada por uma cuidadosa restauração a cargo da empresa RRCompacta, se destina a implantação do CCPC - Centro Cultural da Polícia Civil, onde o Museu da instituição, integrado ao corredor cultural do Centro do Rio, será o principal destaque e garantirá o funcionamento do CCPC durante o ano inteiro, nele promovendo exposições temporárias e outras atividades voltadas para a cultura e entretenimento.

Ver também

* Museu da Polícia Civil/RJ - site da AAMPOL