FANDOM

Palácio da Polícia

O Palácio da Polícia Civil

O edifício denominado Polícia Central é um dos bens do patrimônio histórico e artístico do Estado do Rio de Janeiro, tombado pelo INEPAC - Instituto Estadual do Patrimônio Cultural, em 1987, por iniciativa da antiga Secretaria de Estado da Polícia Civil e está situado no Centro da Cidade do Rio de Janeiro.

O prédio representa um dos mais belos exemplos da linguagem eclética da arquitetura do Rio de Janeiro, projetado e construído no início do século XX e inaugurado em 5 de novembro de 1910, com a finalidade de aprimorar a operacionalização social da Polícia na, então, capital federal e sediar o Gabinete do Chefe de Polícia Civil do Distrito Federal.

Além da sua imponência volumétrica através do vocabulário arquitetônico do mais puro gosto eclético francês, recebeu a assinatura de paternidade de um dos mais destacados arquitetos do início do século, Heitor de Mello, que a partir de um projeto com a imagem sofisticada de belle époque da sociedade carioca, engajou-se na atitude política do então governo da capital federal, no sentido de modernizar, embelezar e sanear a cidade do Rio de Janeiro.

Atualmente é a sede do Museu da Polícia Civil do Rio de Janeiro, instituição fundada em 1912 e hoje integrada na programação do corredor cultural do centro da cidade.